sexta-feira, 12 de abril de 2013

Braga - Fc Porto (antevisão): a importância de ser final

Coimbra, 13 de abril de 2013, 19h45. Sp. Braga e F.C. Porto ombro a ombro em busca da primeira Taça da Liga. A prova maldita pode, desta vez, servir como tábua de salvação na época dos minhotos ou trampolim motivacional para o que resta na temporada dos dragões. 

As duas equipas defrontaram-se para o campeonato na passada segunda-feira, mas os pontos de contato entre os dois jogos ficam-se pelos nomes dos clubes. O Sp. Braga ultra-defensivo e cauteloso vai dar lugar a uma equipa mais parecida com o ADN implantado por José Peseiro, com mais bola e intenção ofensiva. 

O F.C. Porto, após a importante vitória no início da semana, pouco deve mudar. É provável que Vítor Pereira entregue a baliza a Fabiano Freitas, mas só mesmo nessa situação se poderá falar de mudança radical. 

Por motivos diferentes para os dois lados, esta final da Taça da Liga ganha uma importância que poucos ousariam antever. Sp. Braga e F.C. Porto têm muito a ganhar na Cidade do Conhecimento. 


Discurso direto:

JOSÉ PESEIRO: «Queremos muito vencer esta taça. E se calhar este troféu faz mais falta ao Braga do que ao F.C. Porto. Dragão? Houve outros jogos em que tivemos mais bola e fomos muito ofensivos e, mesmo assim, não ganhámos. Quero um Sp. Braga organizado, seguro, com bola, não tão subjugado ao futebol do Porto como em fases dessa partida no Dragão».

VÍTOR PEREIRA: «Vamos ter o comportamento de quem quer acrescentar um troféu ao clube e às carreiras individuais. Um Porto igual a si próprio. O plantel e o treinador do Sp. Braga têm qualidade. A estratégia deles? Desconheço, mas pelo que valem as duas equipas o jogo vai ser bem disputado».

Histórico entre os clubes em finais:

Quarta final entre Sp. Braga e F.C. Porto, com domínio absoluto dos dragões nos três jogos anteriores. A 24 de maio de 1998 venceram por 3-1, na final da Taça de Portugal; a 8 de agosto do mesmo ano superaram o Sp. Braga na Supertaça por 1-0; finalmente, a 18 de maio de 2011 mais uma vitória por 1-0, desta vez na final da Liga Europa, em Dublin. 

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim; Baiano, Nuno A. Coelho, Santos e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Alan, Rúben Micael e Mossoró; Carlão.

Outros convocados: lista ainda não divulgada

F.C. PORTO: Fabiano; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; João Moutinho, Fernando e Lucho; James, Jackson e Steven Defour. 

Outros convocados: Helton, Abdoulaye, Castro, Izmaylov, Kelvin, Atsu e Liedson

Nenhum comentário:

Postar um comentário